12ª Semana Nacional de Museus é iniciada na Filarmônica 2 de Janeiro

Apresentação reuniu um excelente público
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Ponto de Cultura, a Filarmônica 2 de Janeiro deu início nesta segunda-feira (12) às atividades da 12ª Semana Nacional de Museus em Canavieiras. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBAM) para comemorar o Dia Nacional do Museu – 18 de maio – este ano tem como tema “As coleções criam Conexões”.

Um dos objetivos da Semana Nacional de Museus é promover a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação. Em Canavieiras, a Semana está mostrando a importância e a história do Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro, associando passado e presente com a perspectiva de futuro.

Segundo a maestrina Eunice Castro, a 12ª Semana Nacional de Museus tem como público-alvo os alunos das redes públicas de ensino, comunidade, autoridades, equipe da instituição. No evento está sendo disponibilizada a acessibilidade para surdos, com interprete de libras.

A abertura da 12ª Semana Nacional de Museus foi realizada às 8 horas, com credenciamento e boas-vindas, apresentação de flauta doce pelos alunos da 2 de Janeiro. Às 9 horas, foi apresentado o tema “As Coleções criam Conexões”, por Maria Áurea de Souza, seguido de círculo de debate e avaliação das atividades.

Amanhã (14), das 8 horas às 16h30min, será realizada uma visita guiada no espaço-sede da instituição, pela maestrina Eunice Castro, a museóloga Ana Lúcia Silva de Souza e a interprete de libras Roberta Brandão.  Na sexta-feira (16), das 17 às 19 horas, será realizado um show musical com o Grupo Filarmônica 2 de Janeiro, seguido da cerimônia de encerramento e confraternização.